Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Qualidade de vida na empresa familiar – uma utopia possível?

Ana Cristina Limongi- França é uma autoridade no tema. Também figura familiar entre nós, pois esteve presente na banca de doutorado na USP do Héctor Lisondo – fundador do Instituto Lisondo.  A sua fala nos estimula a pensar na abrangência e complexidade do assunto – que se torna ainda mais espinhoso se inserimos a seguinte variável: e quando o  contexto do trabalho se dá em uma Organização Familiar?Na nossa experiência não são raros depoimentos  tais quais: ”  Trabalhar com  meus pais e irmãos está acabando com a nossa família”  ou: “venderia tudo e ficaria sem nada para não comprometer os laços afetivos entre nós”.  As frases revelam uma experiência vivida como dicotômica:  cuida-se do negócio ou preserva-se a família.   Muitas vezes,  também afirma-se com pesar: ” impossível a qualidade de vida  por aqui !”.Sim: organizações familiares envolvem desafios imensos. A qualidade de vida no seu contexto não é dada. Pelo contrário, deve ser conquistada em um processo dinâmico e mutável  do qual todos os familiares – executivos são responsáveis.  Nesse percurso, a capacidade de reconhecer e manejar os conflitos; a maturidade em assumir ambiguidades e pontos cegos; a habilidade em endereçar adversidades de modo construtivo valem muito. No entanto, tais atributos  estão longe de  serem triviais.  Dizem respeito à um Grupo Maduro – capaz de sofrer e aprender ,e, portanto, capaz de manter um ambiente afinado com seus propósitos e características.  Ambiente esse no qual resultados são perseguidos (caso contrário, a empresa sucumbe)  ao mesmo tempo em que os vínculos são cuidados .Qualidade de Vida na Empresa Familiar – uma utopia possível ?

Pertencer à uma Família ao mesmo tempo que à Empresa dessa mesma Família pode ser uma experiência de realização e gratificação.  Desde que exista uma disponibilidade para construir esse ambiente; implicar-se em seus desafios e responsabilizar-se pelas suas  escolhas . ” Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é “. Na empresa Familiar isso não é diferente.

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar