Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

”Gonzaga – de pai para filho”

Assista ao Trailer do Filme

” Gonzaga – de Pai para Filho” é um filme de 2012  dirigido por Breno Silveira, baseado na história dessas emblemáticos músicos brasileiros: Luis Gonzaga e Gonzaguinha.  São Pai e Filho.  São figuras de uma história conturbada.  São parecidos ou não poderiam ser mais distantes?
É um filho que se identifica na vocação e entrega à música.   Um filho que se identifica com seu pai . Parece processo simples, natural. Não é . O filme é feliz ao revelar as nuances, dores e enormes esforços para que Gonzaguinha se torne quem ele é.  Também ilumina o seguinte fenômeno, muitas vezes presente nas Organizações Familiares em alguma medida: o que significa ser filho do “Rei do baião”? O que significa ser filho de alguém consagrado em determinado campo /ofício?  Gonzaguinha foi um artista imenso.No entanto, ficou conhecido com  seu nome  associado ao sufixo diminutivo.  Consagrou-se como Gonzaguinha e, talvez, dificilmente isso poderia ter sido diferente sendo filho de quem era.  Era filho de ” Gonzagão” . Logo, Gonzaguinha.

Dentre muitos aspectos que o filme trata também é interessante notar a transmissão de expectativas entre uma figura e outra. O Pai sonha em ver o filho graduado. Advogado. Seu desejo afirma-se em história pessoal de privação e humilhação: no seu sertão de origem não era “ninguém” perante os códigos sociais vigentes.  O sofrimento oriundo do estigma da exclusão e desvalorização o fez desejar um destino diferente para seu filho.  Ocorre que o desejo do pai é o desejo do pai. Diferente do desejo do filho. Gonzaguinha  também queria da musica fazer sua profissão.  Também via na música a sua inspiração e condição de autoria. Sim: pois era uma música pautada por outras marcas a sua. Se Gonzaga transmitia a alegria do forró e a leveza  de ” andar por esse país”; Gonzaguinha criava, com sofisticada ironia,  “Comportamento Geral” – música na qual retrata um quadro amargo da condição social brasileira. ( Isso não significa que Gonzaguinha tenha excluído a temática festiva e alegre do seu repertório, como tão emblematicamente prova uma de suas obras mais conhecidas: ” O que é , o que é ” : “É a vida – é bonita e é bonita…”  ).

Alteridade. É esse um dos  fenômenos que o filme ilumina: pai e filho identificados com a paixão pela música. Pai e filho e a tensão de afirmar o que diz respeito a cada um deles. Discriminar-se. Pai e filho em trajetória de encontros e desencontros. De diferentes visões de mundo, de diferentes gerações , de diferentes leituras acerca da realidade.  Talvez uma das cenas mais comoventes do filme é quando o pai, na cozinha, apresenta para o filho uma de suas composições: “Asa Branca” . Consulta  se o filho havia gostado. ” Ficou bonita” este lhe responde. Era um momento de brigas e desentendimentos dos mais turbulentos entre ambos. Mas nesse instante conseguem escutar-se e admirar-se reciprocamente.  Finalmente encontram a possibilidade de parcerias … Não está dada essa condição. Sofrem , viajam, aprendem  até que essa conquista se dê.

Em uma Organização Familiar não é diferente. Ser palco da expressão  do talento e sinergia entre  pais e filhos consiste em um árduo processo.   É uma arte.

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar