A ENTRADA DA CONSULTORIA COM FOCO PSICODINÂMICO NA EMPRESA

A primeira mudança penosa associada ao processo de consultoria acontece na empresa antes da intervenção da consultoria. O fato de reconhecer a necessidade de uma ajuda externa à organização já representa uma mudança angustiante. Tal percepção representa um abalo na onipotência, uma ferida narcísica, uma ameaça para a cultura vigente. Nessas condições, os executivos tendem a soluções sintomáticas, de curto prazo, que podem às vezes, remover o efeito, não a(s) causa(s) do problema. No entanto, essas soluções são parciais, podem produzir efeitos colaterais nocivos e o problema original geralmente retorna e pode tornar-se crônico. A verdadeira necessidade da empresa é sistêmica envolvendo um conjunto de fatores técnicos e emocionais.

Soluções sistêmicas envolvem a estrutura organizacional composta de pessoas, relações, hierarquias, tarefas, recursos físicos etc. integrados numa perspectiva de fluxo, ou seja, mutantes, e não estáticos. Isso significa que todo o contexto está relacionado ao tempo. Os problemas que emergem no presente decorrem das soluções do passado. Soluções sistêmicas são profundas, em geral complexas, são produzidas pelo pensamento resultante da tolerância à frustração, atacam as causas e raramente são instantâneas. Implicam num grande esforço para a mente ansiosa ao ter de tolerar a espera.

A turbulência emocional, que se caracteriza pela instabilidade (frequência de mudança) e aleatoriedade, anuncia a possibilidade da ideia nova e ameaça os paradigmas vigentes. A entrada da consultoria na organização só acontece quando as tentativas até então utilizadas para remover o problema se mostram inócuas e resultam em um aumento da dor e do sofrimento. Mas essa aceitação é, em princípio, aparente e relativa. Na realidade a expectativa onipotente e inconfessa é que o consultor confirme que tudo o que foi feito até esse momento está correto. Quer dizer que o movimento contém uma “mentira verdadeira” no sentido proposto por Bion, de formulação sabidamente falsa, mas mantida como barreira contra afirmações que de outra maneira poderiam levar a comoção emocional ou mudança trágica. É nessas condições que o consultor começa a construção do seu vínculo de aprendizagem.

 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar