Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Reflexões a partir da Tragédia do Museu Nacional: Legados e Passado na Empresa Familiar

Na semana passada assistimos desolados o Museu Nacional em chamas . Perdas incalculáveis nos mais diversos campos do Conhecimento – fósseis ; múmias; artefatos de antigas civilizações; obras raras. Pesquisas interrompidas: fez-se cinza do que eram objetos de estudo. Tratados de antropologia: Professores que doaram os seus escritos; bibliotecas e produções . Tudo virou pó.

Em seguida, a frenética busca de culpados, responsáveis ; circunstâncias adversas; planos de ação futuros … uma profusão de vozes e sentidos às voltas com o Devastador : o prédio em ruínas como doloroso espelho de nossa ignorância com aquilo que nós é próprio e fundamental: a nossa história. Quantos de nós conhecia a ” mais antiga instituição científica do Brasil ” ? Um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas? O lugar onde morou D. João 6° ; passeou D. Pedro e foi assinada a Independência?

Muito já se disse do descaso; omissão; criminosa negligência que percorre também uma longa trajetória . Salta aos olhos que o ultimo presidente a pisar no prédio tenho sido Juscelino Kubitschek que deixou o poder há 58 anos. Creio que a tragédia anunciada revela questão relevante: em que medida o passado ; a história ; a memória têm destaque e é alvo de nosso interesse, de nosso investimento?

Uma empresa Familiar é uma Organização atrelada à saga de uma Família. E compreender sua história e passado é a condição de mantê-la viva. Ou seja, é o que permite criar um elo de sentido e de protagonismo em face do que se herda; do que se cria e do que se faz com aquilo que nos antecede e constitui. A obra: “H. Stern – a história do homem e da Empresa” de Consuelo Dieguez oferece um instigante caso para pensar nessa visionária e singular Empresa Familiar brasileira. E na sua relação com a sua própria história – a perseguição judaica; a guerra; o olhar estrangeiro…

Certa vez ouvi de um jovem pertencente a uma Empresa Familiar japonesa a história de sua trajetória ( iniciada no interior de São Paulo) . Contava de um impasse do fundador : o dinheiro era escasso e precisava decidir entre comprar mais terras para cultivar suas verduras ou um pequeno apartamento em São Paulo no qual os filhos poderiam estudar posteriormente . Optou pelo apartamento em São Paulo – embora isso tenha resultado em importantes privações a curto prazo. O seu mantra : ” quero meus filhos mais preparados do que eu”. O jovem relatou ainda que a cada impasse e tomada de decisão o caso era revisitado como fonte de inspiração. Orgulhavam-se da capacidade de tomar decisões não pressionados pelo horizonte de curto prazo e do fundo criado para fomentar o estudo de todos. Cultivar a memória do passado é ter referências para viver o presente e projetar o futuro. Afinal, como diz Goethe – “Aquilo que não se compreende não se pode possuir “.

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily