Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

O cenário Contemporâneo : Crise das Instituições e Questões para a Família Empresária

Marion Minerbo é uma psicanalista cujos pensamentos têm  embasado algumas reflexões.  Especificamente daremos realce à experiência que ela nomeia de Miséria / Depleção simbólica. Acompanhemos seu raciocínio: “ convencionou-se chamar de pós-modernidade ao momento histórico em que as grandes instituições que serviram de base para a civilização ocidental entraram em crise. A falência do modelo único, típico da modernidade, pode ser vivida como libertação, mas também como falta de chão. … As formas de sofrer em cada época e lugar , são consubstanciais às formas de ser” . Na atualidade, segundo ela, “ a desvantagem é que cada um tem que se reinventar a partir de si mesmo, já que não conta com o apoio simbolizante das instituições. E isso resulta em um sofrimento correlato que pode ser associado com o tédio, as patologias do vazio” . 

“ Eu acho que nunca gostei muito de trabalhar aqui. Mas havia coisas muito sedutoras como um bom salário. Eu gosto de ganhar bem” –  reflete uma de nossas clientes . Me ocorre o esforço de pensar em uma Organização Familiar Medieval … Confrarias… será que a Transmissão naquele então de um pai para um filho estava pautada na oferta de um conhecimento; a arte de dominar o processo da panificação, por exemplo? A fala da Filha nos remete ao Vazio acima mencionado por Minerbo. O salário como fim em si mesmo que às vezes tem vez em uma Família cujos membros – filhos- decidem trabalhar na empresa. Empresa do Pai. Descolada de Sentido. Salário sem projeto; sem realização . 

Marion Minerbo no artigo acima referido “ O tédio e a Clínica do Vazio” (2017) investiga estratégias que o sujeito contemporâneo adota para fazer face ao sofrimento ligado à depleção simbólica. Uma delas visa produzir próteses identitárias (e consistem em adições à estímulos sensoriais e compulsões). Organizações Familiares se prestariam à essa finalidade também? Alianças Inconscientes selariam um acordo entre os atores das gerações de uma família segundo o qual o exercício de uma vida Empresarial / Executiva estaria à serviço de oferecer um preenchimento nesse nível? Um simulacro de sentido; pertença; projeto…

Sobre a Crise nas Instituições , vale compartilhar fragmento que evidencia essa turbulência. A lei no Brasil  institui os filhos como herdeiros obrigatórios dos pais. A transmissão da herança desde o ponto de vista patrimonial tem toda uma ordenação na qual são estabelecidas regras, ordenamentos e sequências. Recentemente participei de um acalorado debate no qual se discutia em que medida caberia ao Estado regrar tais definições e escolhas. O fórum era composto majoritariamente por advogados que compartilhavam casos e histórias. Alguns de seus clientes indagavam – “ Considero os filhos da minha companheira mais meus filhos do que meus filhos biológicos. Quando morrer gostaria que a minha herança fosse transmitida para eles muito mais do que para meus outros filhos biológicos”. Ilustro aqui o questionamento em pauta: deveriam os filhos biológicos serem herdeiros obrigatórios dos seus pais ?  É lógico que trata-se de um questionamento  apenas. Mas o considero emblemático das areias movediças  permeiam a Instituição da ” Família” na atualidade  – seus símbolos; paradigmas e “ estabilidades” são questões em aberto ( para não dizer em “colapso”). Para o bem e para o mau. E certamente tudo isso afeta o campo das Empresas Familiares de maneiras importantíssimas e ainda pouco conhecidas para todos nós.

MINERBO, M. O Tédio e a Clínica do Vazio. (2017). Tédio. Revista Brasileira de Psicanálise. V.53, 53-65

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily