O Paradoxo da Gestão Estratégica na Empresa Familiar

Em alguns de nosso Projetos trabalhamos  em parceria com Luis Oliveira – Sócio – Diretor da Ótima Estratégia e Gestão 

Segundo ele: ” a construção de um Plano Estratégico eficaz  equaciona os fatores críticos do negócio  e possibilita à organização cumprir sua missão e visão. Nesse processo,  estabelece um conjunto abrangente de objetivos e metas relativos a todos os aspectos do negócio: crescimento, faturamento, market share, lucratividade, fidelização dos clientes, produtividade, qualidade, redução de custos e prazos, melhoria dos processos, capacitação e engajamento dos colaboradores, parceira com fornecedores, inovação em produtos e serviços etc.“.

Uma das forças de Organizações Familiares é  a sua singular Cultura ( Familiness já abordado em outro artigo ). Há uma relação  muito estreita muitas vezes entre quem toma as decisões  e assume certos riscos ( donos do negócio) e os colaboradores que materializam e executam essas proposições.  Isso  favorece a Coesão ; o alinhamento; a comunicação . São todas dimensões centrais nesse processo.  Vale ressaltar também a fluidez e rapidez desse processo como importante vantagem.

No entanto,  se esse contexto pode ser extremamente favorável, também pode apresentar inúmeras vulnerabilidades no que se refere ao Planejamento Estratégico e sua Execução.  A propósito : uma das definições que mais gosto sobre Empresas Familiares é a realçada por John  Ward : A Empresa Familiar é um Paradoxo ( ” Family Business as Paradox”).

Compartilhamos algumas de nossas percepções no decorrer desses anos acerca desses pontos frágeis

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar