Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Papel, Sistema e Turbulência: subsídios da Escola de Tavistock para o Trabalho de Coaching; Mentoring & Consultoria

Muitas das nossas experiências profissionais, seja no campo de Coaching e Mentoring, seja no campo da Consultoria indicam uma pergunta central dos nossos clientes, a saber: qual é o meu papel?

A pergunta é aberta e traiçoeira, uma vez que sua formulação impede qualquer tipo de resposta.  Cada dia que passa, tenho valorizado mais o cuidado com a forma em que certas coisas são expressadas.  Ao meu ver, não se trata de preciosismo inócuo mas de estratégia operativa em prol  de que movimentos aconteçam na vida de nossos clientes e das Organizações nas quais estão inseridos . ( Aliás, talvez uma de nossas boas contribuições seja a de oferecer recursos para a formulação de perguntas capazes de organizar certos objetivos e certas ignorâncias).

” Qual é o meu papel?” é uma questão que não pode ser explorada sem fazer menção ao fato de que um Papel envolve interfaces, ou seja, só existe um papel porque existe uma pessoa em face de determinado Sistema.  Estudiosos da Escola de Tavistock  têm se debruçado com afinco em questões dessa natureza.  Compartilhamos uma imagem que muito tem nos ajudado em nossas intervenções:

 

 

O estado da arte do Exercício de um dado Papel exige um profundo domínio de qual o Propósito de um dado Sistema, de qual o Contexto vigente e de si próprio.   Nenhum Papel pode ser coisa escrita em pedra, dado que Sistemas, Contextos e Pessoas são “entidades” mutáveis e complexas.  O diagrama acima apresentado pode induzir a um erro, e, portanto, cabe um esclarecimento:  O Propósito de um Sistema nem sempre é claro e cristalino. Ao contrário, com frequência é obscuro, ambíguo e confuso.  Para dar um exemplo, recentemente conversei com um grupo de colegas consultores com os quais compartilhamos experiências. Um deles comentou  que o seu projeto enfrentava barreiras e percalços uma vez que destinava-se a uma faculdade cuja ” Primary Task” parecia difusa ( ora privilegiava-se a essência da Universidade como a capacidade de Produzir o ” novo” –  Pesquisa e Conhecimento; ora como a capacidade de atrair alunos e transmitir conhecimentos).

O quadro é extremamente Complexo em Organizações Familiares pois existem  variados Sistemas, com propósitos diversos que convivem, atritam e se inter-relacionam. O sistema cujo propósito é o Desempenho e a Performance que corresponde à Empresa; o sistema cujo propósito tem a ver com a Gestão de um Patrimônio/ Riqueza que corresponde à dimensão de Sócio/ Proprietário; o sistema cujo propósito diz respeito à dimensão afetiva, de pertencimento e relacional que permeia uma Família.

É lugar comum comentar a importância de exercer Papeis adequados na Empresa Familiar.  Creio que o desafio é simplificado nessa afirmação, pois a adequação de um Papel  ( de acordo com a Matriz Conceitual de Tavistock)  envolve estar à serviço da Primary task. O exercício de um Papel Adequado de acordo com essa premissa, exige uma fina leitura de qual a Primary Task a ser privilegiada em cada momento e o porquê isso acontece.  Claro que boas Práticas de Governança auxiliam no desenho de fóruns específicos para endereçar questões relativas aos múltiplos Sistemas. No entanto, também podem se converter em Ritual ” defensivo”  no qual decisões não são tomadas e a capacidade de pensar e atuar dos atores envolvidos desidrata-se .  Em outras palavras , se Cazuza disse : ” eu vou pagar a conta do analista para nunca mais ter que saber quem eu sou”  , podemos sugerir nesses casos: ” eu vou pagar a conta do consultor e seguir o Script traçado para deixar  a Empresa como está e nada ver”.

Por volta da década de 70, a Escola de Tavistock ( Eric Trist é um dos expoentes desse movimento)  empreendeu um esforço significativo em pensar e descrever os efeitos da  turbulência como ingrediente indissociável de qualquer lente disposta a trabalhar nesse campo.   Se é vital conhecermos o nosso contexto, é impossível não levar em conta o fato de que há outros parâmetros de incertezas; velocidades; tecnologias; disrupções e transformações em curso.  Essa contribuição é relevante ao permitir repensar as formas de apreender e situar a ” Primary task” . A imagem de Bauman e da Modernidade Líquida também é preciosa nesse sentido.

Aponto esse percurso porque talvez o Exercício adequado de um Papel na atualidade signifique uma aderência e conforto em não saber parcialmente qual é o papel adequado a ser exercido. Pode soar estranho, negligente e contraditório. Não se trata de uma resignação estática, mas de um alinhamento profundo com o fato de que a ” Primary Task” também pode ter feições ” líquidas” : um mundo em Turbulência exige uma alta capacidade de adaptação e de abraçar incertezas.  Não saber exatamente qual o papel a ser exercido pode ser a maneira de melhor servir a um sistema: permitir o seu devir futuro e uma nova reconfiguração.   É por isso que significativo esforço tem sido realizado em pensar não apenas acerca da ” Primary Task” mas também do ” Primary Risk”.

 

 

 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily