A Entrada e Saída de Familiares na Empresa Familiar

Tanto a entrada quanto a saída de familiares na empresa familiar são, geralmente, processos traumáticos que demandam um tratamento sábio.
A entrada perturba necessariamente a ordem existente antes dela. Os cânones e referencias de relacionamento entre os que já ali estavam serão afetados. Fantasias otimistas e/ou ameaçadoras possivelmente emergirão nos espíritos das pessoas que ali estavam e que tinham construído paradigmas relacionais e culturais nos quais se sentiam mais ou menos seguros. Eles agora estarão observando o comportamento e principalmente o respeito do familiar entrante pelo seu modo de fazer as coisas. E principalmente estarão atentos a uma área particularmente sensível: o relacionamento entre o entrante e o líder/presidente que lhe abriu as portas, particularmente o sentido de justiça no reconhecimento das contribuições. Preferências e desequilíbrios afetarão a confiança de outros familiares eventualmente trabalhando na empresa e das “ figuras de confiança” não familiares. Por sua vez, o processo será traumático também para o familiar entrante. Inúmeras expectativas exigentes, mas não faladas pesarão sobre ele/a. Isso necessariamente produzirá ansiedade que possivelmente induzirá comportamentos inadequados. Em outras palavras, o familiar entrante poderá empenhar os seus esforços em oferecer respostas às expectativas dos demais e não às necessidades do sistema.
A saída da empresa de um familiar também requer sabedoria. Às vezes a saída é muito mais salutar que a permanência forçada de alguém que por motivos diversos não se adequa ao sistema. Frequentemente a frustração e o ressentimento acompanham esses momentos. Mas, se realizada com cuidado e maturidade, essa saída pode se confinar à empresa e não transcender para a família. Isto é: os vínculos afetivos são preservados e se mantém um ambiente criativo e de confiança. Nesse caso, ele/a poderá eventualmente contribuir de outra forma com os diversos e variados desafios que se apresentarão no caminho da família e da empresa.
O dinheiro também é tema sensível nesses fenômenos. Mesmo que exista uma Governança Madura e combinados sólidos acerca da mecânica da Remuneração; Distribuição de Dividendos e assim por diante. O dinheiro em uma Família Empresária pode ter uma roupagem que vai muito além da sua feição enquanto Recursos financeiros. É comum ser veiculado como moeda “ afetiva” e expressão de amor/ desamor.
Um ajuda externa qualificada pode ser essencial e fazer importante diferença nesses momentos da entrada e saída de familiares na empresa, pois a força das emoções presentes, como ressentimentos, culpas, frustrações, expectativas messiânicas etc., pode perturbar a razão dos atores e lesar o resultado futuro, e às vezes até o presente, da empresa.

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar