Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

A Família Empresária Contemporânea: Novos Contornos e questões para a Empresa Familiar

A Família na Contemporaneidade apresenta novas feições.  É comum a descrição de lugares geracionais marcados pela fluidez. Certa vez conversei com um membro de uma Família Empresária que me disse:  “ Eu não sei exatamente em qual geração me situo na  minha família. Tenho um irmão de 42 anos do primeiro casamento do meu pai. Eu tenho 28 anos e nasci no segundo casamento do meu pai. Tenho uma irmã bebezinha do terceiro casamento. Somos todos da geração de filhos do meu pai. Por outro lado, não poderíamos pertencer a gerações mais díspares entre si”.

Em 2013 a psicanalista Maria Rita Kehl foi convidada pelo fórum ” Fronteiras do Pensamento” para discorrer sobre a Família na atualidade. A sua exposição foi nomeada da seguinte forma: ” Em defesa da Família Tentacular”. Vale à pena refletir sobre o título.

Por um lado, apresenta a noção de que a família exige novas maneiras de ser descrita.   A Família Contemporânea Ocidental  é composta por múltiplas uniões e dissoluções afetivas; ” Madrastas” e ” Padrastros”; irmãos consanguíneos e não consanguíneos; Casamentos Homo afetivos.   Nessa trajetória o modelo estável da Família nuclear implode para dar lugar à Família Tentacular.  O conceito é inspirado na noção de um polvo e suas diversas ramificações.

Por outro lado, é interessante pensar o porquê Kehl escolhe grifar a defesa do fenômeno  no título de sua discussão (” Em defesa da família tentacular” )   .  Possivelmente ela o faça para conferir legitimidade e estatuto de pertinência para essa nova realidade.  Recomendo muito a leitura na íntegra do seu texto.    Faz-se necessário defender a Família Tentacular porque é comum a experiência de nela depositar a origem do mal-estar contemporâneo. A autora esmiúça a natureza dessa armadilha.

Não era menor o sofrimento oriundo do modelo anterior da dita ” tradicional” família nuclear marcada pelo pátrio poder. Era diferente, apenas.  Ocorre que a vida como ela é no Contexto Contemporâneo corresponde a uma modalidade específica de sofrimento que se faz notar pelo desamparo. Em outras palavras, referências anteriores colapsaram  e ainda é difícil saber ou criar o quê colocar no lugar…

A experiência de ser parte de uma Família Empresária na atualidade corresponde à paisagem pincelada por Kehl. É um contexto de Caos, de múltiplos atores,  de inéditas situações ( ” minha mãe tem 65 anos e está namorando . Ela é dona da Empresa. Eu como filha posso exigir que ela faça um contrato com seu namorado para proteger o patrimônio que dela herdarei?  Em que medida isso cabe? Entendo se ela pedisse isso para mim. Mas eu, como filha, acho estranho. Qual a minha autoridade em relação a ela? ) .

É instigante também pensar na dinâmica da autoridade nessas novas composições.  Kehl é certeira ao mapear os efeitos de pessoas que exercem  funções parentais ( seja na composição que for : casais heterossexuais; casais gays; pais solteiros; mães solteiras; etc.) incapazes de bancar um lugar de diferença e responsabilidade perante os filhos . É um quadro dramático em que a experiência de vir a ser no mundo é a de estar abandonado à própria sorte.

” …O que é insubstituível é um olhar de adulto sobre a criança, a um só tempo amoroso e responsável, desejante de que esta criança exista e seja feliz na medida do possível – mas não a qualquer preço. Insubstituível é o desejo do adulto que confere um lugar a este pequeno ser, concomitante com a responsabilidade que impõe os limites deste lugar. Isto é que é necessário para que a família contemporânea, com todos os seus tentáculos esquisitos, possa transmitir parâmetros éticos para as novas gerações…”

Em nossas intervenções em Empresas Familiares é sempre um recorte interessante observar o que se compreende acerca da Autoridade, como a mesma circula.  Leis e limites delineiam a pedra angular que sustenta uma sadia Governança: ”  Assumo a escolha de criar regras e combinados que organizem a nossa vida empresarial e societária.  Convém respeitar esses códigos porque compreendo que esses limites são benéficos” . É por essa razão que frequentemente aponto o alcance reduzido de apenas terceirizar o feitio desses protocolos . Não basta que estejam redigidos para que se façam ” corpo e alma”.  É necessário investir nos atores familiares apropriados dessa construção.

Articular a Família Tentacular com os desafios da  Governança na atualidade é sem dúvida uma questão importante.

Já li certa vez sobre a família ” Patchwork”. Também gostei do termo.  O texto de Kehl nos oferece um precioso alerta: o cuidado para compreendermos e acolhermos as Famílias Contemporâneas na sua tessitura própria. A atenção para não reeditarmos uma leitura perigosa porque nostálgica de um modelo anterior supostamente melhor.  E ainda mais: a defesa do que essa família “colcha de retalhos” de variadas texturas, tecidos e estampas apresenta de fascinante.

Segue o link para o artigo da autora: https://www.fronteiras.com/artigos/maria-rita-kehl-em-defesa-da-familia-tentacular

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily