Gestão e Empreendedorismo na Empresa Familiar: Aula aberta em 28/05/19 na FECAP

O Instituto Lisondo foi convidado para participar de uma aula aberta na FECAP ( Sede Liberdade) em 28/05/19 às 19h sobre o tema: ” Gestão na Empresa Familiar”. O fórum está articulado com o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade.    É um enorme prazer contribuir com o esforço de ampliar o debate sobre o tema em Instituições de Ensino e Pesquisa.   Na ocasião está prevista uma Mesa-redonda/ Debate com a Sra. Adriana Auriemo da Nutty Bavarian  e o  Sr. Guilherme Razzo da Razzo 

Em 2011 eu tive a oportunidade de estudar na ESADE Business School ( Barcelona)  e fiquei muito impressionada com a relevância da pauta da Empresa Familiar na grade da Universidade. Todo estudante de Administração de Empresas era exposto a uma expressiva carga horária de disciplinas sobre o tema.  Creio que no Brasil essa temática ainda é tímida em diversos âmbitos. Como estudante da FGV tive a percepção de que a literatura apresentada apoiava-se em geral no pressupostos de Grandes Multinacionais de capital aberto.  No entanto, a paisagem dos negócios no Brasil é fortemente caracterizada pela Pequena e Média Empresa Familiar (como corrobora a pesquisa conduzida pela PWC citada no Valor Econômico em 13/11/2017. Segundo esse levantamento, as empresas familiares no Brasil constituem 80% das 21 milhões de companhias existentes além de ocuparem 60% da força de trabalho e representarem 40% do PIB nacional).

O evento será uma importante oportunidade de refletir sobre a especificidade de uma Empresa Familiar. Será que esse contexto favorece uma cultura de Empreendedorismo? O que significa empreender nos tempos vigentes?  Uma geração sênior empreendedora e bem-sucedida pode ser capaz de assumir os limites para compreender as demandas e lógica de um novo tempo?  Como a geração sênior pode aprender da geração jovem ( e vice-versa) ? Como os sucessores podem ser preparados para assumir riscos e extrair benefícios dos erros cometidos?

Mais detalhes sobre o evento:

https://www.fecap.br/portal/eventos/detalhes.php?id=3443

 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar