Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

A abordagem Psicodinâmica na Consultoria: 3 aspectos chave

O Instituto Lisondo é uma Consultoria afinada com a perspectiva psicodinâmica e sistemas ( Escola de Tavistock) . Isso quer dizer que os consultores não se enxergam como figuras neutras. Compreendem que são profundamente afetados pela experiência na qual estão em jogo dimensões conscientes e inconscientes. O que não é adverso. Pelo contrário, é justamente graças à isso que a travessia de ajuda pode ocorrer. Como ilustração: tempos atrás em uma intervenção com um cliente me vi absolutamente ” sem voz”, impotente para qualquer pontuação. Acessar esse estado foi justamente o que me permitiu uma profunda conexão com o ” clima” paralisante daquele grupo.

É comum discorrermos sobre Empresas Familiares e sobre Processos de Coaching. Nesse contexto, alguns elementos chave intrincados no binômio consultoria-cliente favorecem a proposta da consultoria: a oferta de experiências transformadoras. Destacaremos três desses elementos.

CONTRATO e SHARED ACCOUNTABILITY: A Consultoria na perspectiva da psicodinâmica e sistemas está atenta para expectativas mágicas e messiânicas por parte do cliente. Por um lado, é central para a sustentação do trabalho a crença de que alguma ajuda pode ser oferecida, a confiança de que o processo vale à pena. Por outro, é tênue a linha que transforma essa aposta e confiança em grandiosa expectativa. Debater o contrato de trabalho e a noção de resultados do processo é condição necessária para o sucesso do processo. Afirmar o ” Shared Accountability” entre o cliente e a consultoria institui que ambos são responsáveis pela experiência de transformação em pauta. Emergem questões como: O que se espera desse trabalho? Como será feito? Quanto tempo poderá necessitar? Quanto irá custar? Confidencialidade? Etc.

ARTIFICIAL CONFLICT / CONFLITO ARTIFICIAL: Muitas vezes o cliente apresenta a sua demanda e problemática de modo ” encobridor”, ou seja, traz uma questão ” artificial” que em tese o aflige sem que a mesma corresponda ao cerne nevrálgico da disfunção existente. Como consultores, não partimos do pressuposto de que o cliente se engana ou nos engana, mas também assumimos a postura de interrogação sobre a razão raiz do sofrimento expressada pelo cliente . Não raro, o ” conflito artificial” é uma manifestação do cliente às voltas com a dificuldade de acessar aspectos muito dolorosos, perturbadores. Esse é um exemplo de como as forças inconscientes incidem na intervenção.

MAKING SENSE OF EXPERIENCE/ INTEGRANDO A EXPERIÊNCIA: No decorrer do processo da Consultoria o cliente se dá conta de aspectos desconhecidos sobre si, sobre a organização, sobre as suas relações com os demais. O papel da Consultoria também é o favorecer a articulação entre essas descobertas e os desafios concretos/ objetivos no seu contexto.

Esse texto foi inspirado nesse vídeo no qual Valéria Lisondo discorre sobre a sua experiência no Programa Dynamics of Consulting

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily