“Aquilo que herdaste de teus pais, conquista-o para fazê-lo teu”.
Goethe

EMPRESA: PERFORMANCE
Desde a perspectiva da Empresa, a gestão é responsável pelos resultados econômicos, financeiros, estratégicos através da oferta de bens / serviços. Cuida da qualidade e funcionalidade da estrutura organizacional, das atribuições e responsabilidades dos principais executivos, da definição e monitoramento de objetivos e metas, da qualificação dos gestores e do seu desempenho individual e grupal. São elementos decisivos: harmonia do corpo diretivo, visão estratégica, excelência operacional e delegação eficaz.

 

FAMÍLIA: AMOR E VALORES
Zela pela imagem e pelo nome da família: a transmissão da história, das adversidades, da memória, da tradição, da cultura empreendedora. Promove valores éticos e sociais ( Código de ética familiar). Fomenta, administra e protege o acordo de acionistas, em especial o processo sucessório e o desenvolvimento profissional e pessoal de herdeiros. Prepara e adapta as pessoas às demandas próprias da passagem do tempo. Educa. Fomenta a Comunicação e Transparência. Estimula a harmonia e o bem estar da família.

 

SOCIEDADE: GESTÃO DE RIQUEZA
Liquidez, alocação do capital, diversificação, retornos financeiros, investimentos. Perspectivas de futuro para a sociedade. Family office. Estratégia e Gestão do patrimônio. Rentabilidade das participações e liquidez das famílias e dos seus herdeiros.

 

Transformar conflitos em resultados

Não necessariamente os conflitos são adversos à evolução da empresa. Pelo contrário, frequentemente a diferença de opiniões é benéfica se houver uma escuta mútua, aberta e construtiva. A origem dos conflitos está na discrepância de perspectivas. Às vezes, essas diferenças escapam do controle.  Outras vezes, nem aparecem. Se for facilitado um contexto no qual as diferentes percepções possam ser identificadas e debatidas a empresa e a família se desenvolvem.

Sistema de Gestão

Como um organismo vivo, os sistemas de gestão estão compostos por muitos elementos que têm uma finalidade comum, no caso, os resultados da empresa. Eles organizam os esforços das pessoas e a utilização dos recursos. Estão embasados em Itens de Controle , metas e indicadores que permitem monitorar o desempenho da organização como um todo.

Melhorar a comunicação entre os familiares

Frequentemente são encontradas inibições no fluxo da comunicação nas famílias empresárias. Elas estão associadas à tabus, receios de provocar desagrados ou distanciamentos que afetem a qualidade dos relacionamentos. Evidentemente, esse fenômeno influencia a gestão de resultados da empresa e seu potencial de futuro. Processos de facilitação adequados podem superar essas barreiras.

Desenvolver gerações sucessoras

Preservação da história, leitura da tradição da empresa e da família e afã empreendedor. Habilidades de liderança, relacionais e técnicas. Experiência. Valores. Prospecção de vocações e desejos.Escolhas. Conselho Júnior. Tutorias. Projetos. Estratégia de participação gradual nos negócios.

PASSADO

Capitalizar o aprendizado e resgatar a identidade da Empresa no decorrer da sua história

PRESENTE

Gerar valor através de um arranjo mais orgânico, alinhado e eficaz do trinômio:
Gestão – Família – Sociedade

FUTURO

Contribuir para a sustentabilidade e o crescimento a empresa através das gerações

Toque nos circulos acima

Clique nos circulos ao lado

Que tal receber algumas recomendações de conteúdo personalizadas para você?

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

PUBLICAÇÕES

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar