As frustrações no cotidiano de trabalho: um desafio para o líder

Héctor Rafael Lisondo

Héctor Rafael Lisondo

Novembro de 2004

Ninguém acharia descabido afirmar que a satisfação no trabalho é fundamental para que as pessoas se disponham a oferecer o melhor de si e melhorem os resultados do seu serviço. Tampouco que contribui para uma boa qualidade de vida, fonte de estímulo para iniciativas, criatividade e comprometimento.
Consolidou-se na época contemporânea o paradigma de que a missão das organizações é satisfazer o cliente externo e interno, os empregados, acionistas, a sociedade como um todo. A expressão satisfação do ser humano, centro nuclear da filosofia da Qualidade Total, muito em pauta no meio institucional, tornou-se quase um dogma da filosofia popular organizacional.
A psicologia entende a satisfação como um sentimento que surge simultaneamente com o preenchimento de uma necessidade. Significa que a satisfação é subjetiva e não acontece da mesma maneira com diferentes pessoas, e nem sequer com a mesma pessoa em diferentes circunstâncias. Todavia, é visando satisfazer necessidades de seus clientes que as empresas existem, fabricam bens de consumo e oferecem produtos e serviços cada vez mais atraentes, confortáveis e de vida mais breve.

Leia Mais

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar