Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

O Lançamento da Plataforma da Escola F: Christian Dunker e a Família Jones

Em 15/07/21 a Escola F promoveu o evento: ” Um encontro com Christian Dunker sobre os dilemas empresa-família”.  Para os que não puderam estar presentes na ocasião, fica o convite para acessar o debate completo: Live | Escola F e Christian Dunker – YouTube.  Também fica o estímulo para que naveguem na plataforma da Escola F e conheçam as suas iniciativas. 

Tem sido um prazer e uma enorme satisfação para o Instituto Lisondo a oportunidade da parceria com a Escola F. Aliás, o grupo heterogêneo que compõe a Escola F e a aposta em cultivar diferentes parcerias é em si reveladora de uma proposta sui generis: a formação de um ecossistema plural e colaborativo fascinado pelas camadas  transdisciplinares do qual o acontecimento de um negócio familiar é prova e testemunha.  Ora, se pensamos que uma Empresa Familiar e uma Família Empresária  são entidades complexas, multifacetadas e dinâmicas  é importante que se possa estar à altura de tal desafio.  A Escola F apostou na criativa abordagem da fictícia Família Jones ( apresentada através de uma animação).  Nos Diálogos F ( promovidos pela Escola F)  vivemos com os Jones os percalços, tensões, dúvidas e limites dos personagens às voltas com suas escolhas, resultados, frustrações… 

A conversa com o psicanalista Christian Dunker teve vinhetas da Família Empresária Jones como estímulo para suas instigantes formulações. Também vale grifar essa afinidade, uma vez que o Instituto Lisondo usufrui da lente psicanalítica: seja na maneira como escuta as questões trazidas pelos clientes, seja na maneira como pensa a sua contribuição em cada processo singular.  Nada melhor do que conferir a conversa propriamente dita ( Live | Escola F e Christian Dunker – YouTube). Como ” teaser”  convidativo, compartilhamos alguns fragmentos de suas provocações:  

– A transmissão simbólica de um desejo: que mistérios incidem na instituição de uma família empresária e de sua cadeia geracional/?

– O tempo inexorável que passa – estamos condenados à dialética inversão de papéis: em um dia somos cuidadores, no seguinte, cuidados? Ou, um dia, cuidados, no seguinte, cuidadores? 

– Quais os sentidos de uma Governança pautada no poder e de uma Governança pautada na autoridade?   

– “A Família não é uma organização democrática” : e como fazer valer a lei? E qual lei seria esta? 

– Você vale pelo que faz ? Ou você vale pelo que é? 

– O que você gosta? O que você quer? 

– Qual é a tarefa de separar-se dos desejos dos pais? Separar-se não é distanciar-se. Afinal: do que se trata essa conquista? 

–  A disputa  entre os filhos seria temida e/ou desejada pelos pais? 

– O que está em jogo na construção de um projeto futuro comum? 

Muitas outras questões poderiam ser ventiladas.  Esperamos que estas já sejam suficientemente convidativas para escutar este feliz intercâmbio entre a Escola F e Christian Dunker. 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar